quarta-feira, 27 de julho de 2011

05 - PENSAMENTOS E CRONICAS - 2


PENSAMENTOS E CRONICAS - 2

 /
 Dizem que o FACEBOOK , ORKUT, BLOG, são usados para conhecer e avaliar pessoas, então mergulhe fundo, veja meus comentários, minhas idéias, meu blog, pensamentos, crônicas, ouça minhas músicas....Voce poderá gostar (ou não), mas, certamente, me conhecerá


MÚSICA GOSPEL

 Feira de Santana, 11/02/13

 Vivemos um novo tempo e glorifico a Deus em ver como nosso povo tem crescido. Não estou falando "numericamente" (que também é um fato), mas "intelectualmente", melhor interpretação e aplicação dos textos bíblicos. E isso tem reflexo também na música gospel. Décadas atrás era impossível ver uma guitarra numa igreja... bateria? hum! nem pensar! Graças a Deus, como tem diminuido o fanatismo, acepção de pessoas, preconceito de ritmos musicais, axé gospel, rock gospel, forró gospel... enfim "música" é uma linguagem universal, quem define se uma música "é gospel ou não" é a"mensagem" e não o "ritmo". Demorou aprendermos isso,mas estamos aprendendo. Nasce a cultura gospel, sim porque ser cristão é também uma questão de cultura, um estilo de vida (isso é cultura) e a nossa é baseada nos princípios morais de Deus. Isso também requer sabedoria, interpretação: uma música sobre justiça social, ecologia, amor conjugal, está no padrão moral de Deus? Ou será que só é "gospel" se na letra conter a palavra "Deus" ou "Jesus"? Cantores gospel como Zé Marco & Adriano, Cassiane, Fernanda Brunn... gravam músicas falando de amor conjugal, sim porque o amor entre um homem e uma mulher foi feito por Deus. Eu colocaria em questão por exemplo "Cio da terra" uma linda canção interpretada por Tetê Espíndola, falando da natureza, não poderia ser inserida na programação de uma rádio gospel? So porque a cantora não é evangélica? Mas deixa isso pra outra ocasião, vamos falar do CD "Nova Criatura" de Evaristo Nazareth, que é mais do que um CD "evangélico", é um trabalho "artistico cultural gospel"


http://www.youtube.com/watch?v=jD0w1uChZyg
/
http://www.youtube.com/watch?v=TibjSG1mWB4
/
http://www.youtube.com/watch?v=e1rpJtMD_Uk
/
http://www.youtube.com/watch?v=op4PCCLl66o
/
http://www.youtube.com/watch?v=2kW9k2ytBFA
/
http://www.youtube.com/watch?v=KXJlmPk-kpI
/
E já que citei..... então: "Cio da terra" de Milton Nascimento e Chico Buarque na interpretação maravilhosa de Tetê Espíndola
http://www.youtube.com/watch?v=-fQ09bJQsLY
/




Feira de Santana, 12/12/2012

MEU PASSADO JÁ PROFETIZAVA UMA VIDA CRISTÃ

Eu sempre fui um pouco diferente, meio paradoxo, veja bem:  infância carente, vida sofrida, mas nunca andei pelo caminho das drogas apesar de ofertas, e embora tenha sido criado na zona rural, aprendi a gostar da musicalidade urbana.  Sempre tive bom gosto para arte, cultura (fui até crítico musical).  Nunca gostei de baixarias, as letras de duplo sentido do forró, o paganismo do axé, a idolatria do catolicismo e sempre abominei o satanismo  no rock, tudo isso me constrangia: ver a música popular mais bonita do mundo ser usada para mensagens que contrariavam os princípios de Deus.  Foi aí que procurei pesquisar a história do rock, o surgimentol com Bill Halley e Chuck Berrry e descobri que não tinha nada a ver, era tudo um equívoco. Fiz até um blog sobre isso
http://rockforever-ever.blogspot.com.br/
A maioria das músicas que eu ouvia no passado, não me envergonham dizer hoje, como evangélico.  Mesmo na música secular eu já era diferente, em vez de letras bobas, eu já gostaqva das letras mais intelectualizadas de protesto social, etc., como "Era um garoto que como eu amava Beatles e Rolling Stones" dos Incríveis,  que era um protesto contra a guerra,  "Mundo colorido" de Vanusa, que falava de racismo, "Godzilla" da banda Made in Brzail, falando da violência.


Por isso, hoje, evangélico, tenho isnpirações pra compôr coisas como "Colarinho branco".
http://www.youtube.com/watch?v=TibjSG1mWB4
Tudo isso, inclusive minha rejeição a essa idiotice de satanismo no rock, já profetizava que um dia eu seria evangélico.  Mas eu não vejo outra música em minha vida que não seja rock, blues e country, ou seja: música americana, um paradoxo para quem viveu a infância e adolescencia na fazenda, ouvindo forró, xote, baião, repente, axé, ouvindo falar de Santo Fulano, Santo Beltrano, oxum, ogum, não sei mais o que... sinceramente nem eu mesmo entendo, realmente um propósito de Deus, um ministério.

O rock foi minha escola de música por toda a juventude e não tenho do que me constranger relembrar.   Esta canção "Godzilla", da banda Made in Brazil, por exemplo, qualquer evangélico teria feito, pois música é antes de tudo, arte, uma linguagem universal, acima de religiões.  Até mesmo a mensagem desta letra qualquer evangélico poderia ter feito, pois é verdadeira, moral, social... veja o que diz: -"Hoje em dia as coisas estão bem diferentes, é só violência o que assusta a gente ,  estamos na era da informática... ninguem, está imune aos efeitos da televisão.  Godzilla? Godzilla! hum! nem assusta mais!"   Impressionante como esta canção ,feita nos anos 80 , permanece atual

http://www.youtube.com/watch?v=6lmbniP5zmk


/
Feira de Santana, 25 de maio 2012


 /
AMIGOS VERDADEIROS IRMÃOS

Eu, que fui menino carente, filho único, separado dos pais, criado por várias pessoas de diversos estilos de vida, fico impressionado, maravilhado, como DEUS me deu tantos amigos ao longo da vida adulta, como eu não tendo irmãos fui ricamente agraciado por tantos amigos que são verdadeiros irmãos (não estou falando aqui de religião, estou falando de IRMÃOS)

Vim pra Feira de Santana aos 18 anos, estudei, constitui família, trabalhei e até hoje trabalho. Fui gerente de vendas, representante comercial, jornalista free-lancer crítico musical, e há 20 anos vendedor autônomo, e por todas as áreas que passei tenho a enorme felicidade de dizer que construi grandes e inesquecíveis amigos.

Agora com o lançamento do CD "NOVA CRIATURA" Deus está me dando a grata satisfação de rever grandes amigos da área de Comunicação, do tempo em que fui colunista musical do Jornal Folha do Norte nos anos 80 e não vou citar nomes pra não correr o risco de esquecer um entre tantos, mas quero dizer que estou muito feliz com tanto carinho e receptividade, e poder constatar o quanto essas amizades são sinceras, verdadeiras, fieis.

Um grande beijo no coração de cada um, e que Deus multiplique bênçãos sobre a vida de voces, bençãos infinitas tal como os números da matemática


Zadir Marques Porto - Jornal a Tarde,  Folha do Norte, Radio Sociedade AM 970
Rudival Braga - A Folha do Litoral e Radio Amarantes FM


CONHECENDO MINHA PERSONALIDADE


Tetê Espíndola - Cio da Terra
http://www.youtube.com/watch?v=Bt-Cr1np98Y
Será que esta música glorifica a Deus? O que é mesmo glorificar a Deus? Voce sabe na essencia da palavra? Seria repetir um versiculo bíblico num CD gravado num estudio evangélico? ... Só isso?
Falar da perfeição de Deus manifestada nas riquezas naturais, falar do pão, do trigo que faz o pão, a uva que faz o vinho (ou suco de uva como voce queira ...), falar de amar ao proximo, mesmo que não cite um versiculo, não seria "glorificar a Deus"??! 
Então acho que precisamos conhecer ainda mais sobre DEUS 
Há 2000 anos Jesus Cristo esteve aqui (de forma sobrenatural metade humano e metade divino). Ele fugiu de todos os "padrões" religiosos da época, ele foi um revolucionário, tanto que pagou com a própria vida por isso. Ninguem jamais fez história fazendo exatamente a mesma coisa que todos fazem. Eu prefiro ser diferente para que seja eu mesmo.
(Evaristo Nazareth)
/

O rock foi minha escola de música por toda a juventude e não tenho porque me constranger relembrar isso. Esta canção "Godzilla", da banda Made in Brazil, por exemplo, qualquer evangélico teria feito, pois música é antes de tudo "arte, uma
linguagem universal" acima de religiões. Até mesmo a mensagem desta letra qualquer evangélico poderia ter feito, pois é verdadeira, moral, social... veja o que diz: -"Hoje em dia as coisas estão bem diferentes, é só violência o que assusta a gente , estamos na era da informática, só violência ... ninguem, está imune aos efeitos da televisão. Godzilla? Godzilla? hum! nem assusta mais!"
Impressionante como esta canção ,feita nos anos 70 , permanece atual
http://www.youtube.com/watch?v=6lmbniP5zmk





A maioria das músicas que eu ouvia no passado, não me envergonham dizer hoje, como evangélico. Mesmo na música secular eu já era diferente, em vez de letras bobas, eu já gostava das letras mais intelectualizadas de protesto social, etc., Ex
: "Era um g
aroto que como eu amava Beatles e Rolling Stones" dos Incríveis, que era um protesto contra a guerra, "Mundo colorido" de Vanusa, que falava de racismo, "Godzilla" da banda Made in Brazil, falando da violência.
Essa foi minha escola de música na juventude rsrsssssss

Hoje vejo muita "presença de palco" por aí, mas antgamente tinha "presença de música"
http://www.youtube.com/watch?v=uXUe9db7SzA



Feira de Santana, 22 de maio 2012


É simples hoje; mas na época não.. Eu era menino (1969) e mesmo menino do interior eu era diferente (criticado por isso), eu gostava de coisas incomuns no meu habitat: rock, guitarra, música diferente, (arte, cultura, sem saber nem o que era isso). ,Hoje eu entendo o porque. Naquela época de Jovem Guarda eu já substiituia as letras "abobrinhas, tipo: doce doce amor", por coisas um pouco mais intelectualizadas , como "Era um garoto que como eu amava Beatles e Rolling Stones" gravada pelos Incriveis, e esta outra, gravada por Vanusa. 
/

http://www.youtube.com/watch?v=TmqaK6oB5I0

/

O rock'roll tal como criado nos Estados Unidos, é puro e simples, uma alegria contagiante, saudável , que apenas liberava a adrenalina peculiar da juventude.  pura festa e som, nada mais que isso

http://www.youtube.com/watch?v=S1PYaQISiRw&feature=player_embedded#!
Fico feliz  porque hoje a igreja evoluiu  e entendeu que poderia canalizar essa alegria para louvar o nosso Deus com júbilo, porque Ele sim, é digno de toda glória, todo louvor e adoração

.. E tudo porque o rock é a música popular mais bonita do mundo. Que outro ritmo louvaria melhor o nosso Deus com "ALEGRIA E JÚBILO" do que o rock? Nenhum outro.

Fico feliz e glorifico a Deus de ver como a igreja evoluiu musicalmente, aprendendo a separar

e entender o que é "música" e o que é "letra". Graças a Deus acabou o preconceito de ritmos na música gospel. Estamos vivenciando um novo tempo, uma juventude que ganha juventude pra Jesus

http://www.youtube.com/watch?v=op4PCCLl66o


/
 Esta póxima música, preste atenção, seja sincero, voce acha ou não, que Deus se alegraria  que esse cara usasse exatamente esta mesma música com uma letra de adoração a Ele?  Sim ou não?. 

http://www.youtube.com/watch?v=BhHkmLl2v-o

O objetivo de abordar essas coisas, ainda que sejam polêmicas para alguns religiosos, é para fazer entender mais uma vez, sem ser redundante, que letra é"letra", e música é "música", portanto não existe "musica evangélica", o que existe, e que fique bem claro e definitivo, é MENSAGEM DO EVANGELHO COM MÚSICA., mensagem mundana com música, mensagem satânica com música... etc.


/
/

A RELIGIAO QUE INIBIR O LOUVOR DE DEUS NÃO É DE DEUS


Feira de Santana, 21 de maio 2012

Estamos vivendo um período lindo na MÚSICA GOSPEL. Antigamente os compositores se preocupavam mais em "repetir" versículos bíblicos, hoje estão buscando também oferecer "arte" a Deus, fazer o melhor pra Deus, pois dele por ele e para ele são todas as coisas

É tão bom servir a Deus, é tão lindo louvar a Deus! Nós vivemos em liberdade de culto, garantido pela Constituição , mas tem coisa que não dá pra ficar calado, por exemplo: eu não entendo como tem "denominações religiosas" que proibem a produção de CD evangélico e proibem seus membros de comprarem e até ouvirem em sua casa. Vivemos em liberdade de culto, sim, mas tambem em liberdade de expressão e eu me ouso dizer: qualquer religião que inibir a manifestação espontanea do louvor a Deus esta religião nao é de Deus, é um engano. .. 
Outra coisa: a própria Bíblia, no NOVO TESTAMENTO (1Cor: 11. 14-16) diz: "Não sabeis voz que é vergonhoso para o homem ter o cabelo comprido? Pois o cabelo comprido é destinado à mulher, em substiuição ao véu" 
Pois é, ainda hoje "denominações religiosas" obrigando a mulher usar véu, estão vivendo debaixo da lei do Antigo Testamento e desconhecendo (OU DESFAZENDO), da nova aliança do SENHOR JESUS. Ignorancia religiosa? Ou rebeldia mesmo?! Pois eu digo: eis que JESUS volta já, e ninguem será tomado por inocente.

A segunda parte do versículo, vai mais fundo ainda, vejam: 
 "Mas se alguém quiser ser contencioso, nós não temos este costume, e nem as igrejas de Deus".

 Assim, este final do próprio texto bíblico, testifica minha afirmação de que essa igreja não é de Deus.   Mas não queremos ofender o cidadão comum que talvez inocentemente pertence  a essa igreja ou seita,  sabemos que lá existem muitas pessoas boas, honestas, ordeiras, pacíficas, de excelente caráter, mas talvez, incautas, ou incultas, seguidoras de um engano.  Quer seja por engano, cegueira espiritual, fanatismo, ou falta de escolaridade, estão contrariando a própria Bíblia, isto é verdade, não minha mas mostrada aqui extraida do próprio texto bíblico.


 Haja visto que essa mesma "denominação" não evangeliza, pois são adeptos da doutrina da "predestinação", ou seja: segundo eles, não é preciso evangelizar pois Deus já tem seus escolhidos e mais cedo ou mais tarde (segundo eles!) todos os escolhidos entrarão para a seita deles. 
  
Fica aí o teu julgamento, caro leitor, sejas tu de qual for a denominação, religião ou seita, respeitamos todas, mas tem coisa que não dá pra ficar calado
/


Feira de Santana, 20 de maio de 2012

Muito comentário atualmente sobre o filme AMOR ESTRANHO AMOR, especialmente por trazer imagens da Xuxa num enredo de assédio e pedofilia. O filme existe, não só já assisti como já possuí uma cópia em certa fase da minha vida, e essa especulaçao atualmente na mídia sobre o filme é normal, o ser humano é curioso, gosta de especulações, escandalos, tudo que gera falatorio, eu só não concordo que imagens ou atitudes do passado de uma pessoa sejam utilizadas para julgamento do que a pessoa é no presente. Não estou fazendo defesa tendenciosa, nem sequer estou na faixa etária dos fãs da Xuxa, mas não concordo com injustiça, julgamento de algo que lhe trouxe arrependimento e gastou uma fortuna pra retirar do mercado. Deus ama todo pecador, abomina o pecado, mas ama todo aquele que se arrepende, inclusive a Xuxa, eu , voce, qualquer um.  E um dia todos nós poderemos ver (e ouvir) um lindo CD gospel com a sua voz e trazendo escrito na capa : GRACINHA MENEGHEL, esta foi uma visão que eu tive no coração e este poderá ser inclusive seu novo nome artístico um dia quem sabe


Feira de Santana, 25 de abril 2012

‎"Os caminhos do homem não são os caminhos de Deus, os pensamentos do homem não são os pensamentos de Deus". Idealizamos lançar nosso CD numa igreja, não encontramos o espaço ideal, cogitamos fazer o lançamento numa praça em Feira de Santana, mas não tivemos recursos financeiros, e DEUS já havia agendado no Céu o lançamento em 17 de abril de 2012, na festa do CENTENARIO DE CAPELA DO ALTO ALEGRE , a cidade onde nascxi. Um simples telefonema da Secretaria Municipal de Educação, convidando-me a participar como jurado da gincana escolar e cantar na praça apresentando meu CD. Não tive a menor dúvida, dei o OK na hora . É ASSIM QUE DEUS FAZ


Feira de Santana, 17 de outubro 2011
CD "Nova Criatura - Renascer", um trabalho artístico cultural gospel
Um CD onde até o sabiá canta.  Ficará pronto ainda este ano, mas o lançamento será em 2012


Evaristo Nazareth
favor clicar em POSTAGENS MAIS ANTIGAS)
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário