quarta-feira, 27 de julho de 2011

02 - POESIAS

20/12/11

É muito lindo filosofar, porém hoje não existe mais
Estamos na era da inversão dos valores morais
Poesias?   Ficaram com Gonçalves Dias,
Flores?  Só na internet, virtuais
 Amor?  movido a cédulas,
Ou quem sabe pérolas,
Acordes dissonantes,
Carros e restaurantes.
 Respeito?  De que jeito?
Se "amorzinho" estiver de frente
E de costa o pretendente
Casamento?  tá na moda: "gay"
Conforme a lei
Esperança? 
Hum!... deixa de ser criança
Só da volta de JESUS.
Estou sendo duro?  Talvez maduro
Realista sem excesso
Pois é tudo um processo
De vida humana em decadência
Haja paciência
Fica "de boa" nada é à toa
De cabelo branco ou calvo
Quem aguentar até o fim ... será salvo


POETA INCOMPETENTE 24/04/2010

Por que minha alma tanto se inquieta?
Pra que ser poeta?
Oh por que tanta complexidade?
Ou vaidade
Por que tantas palavras que minh'alma ansiosa busca
e rebusca
numa tentativa fracassada de expressar o amor
e a dor...
Mais quisera eu ser um beijaflor!
Pra sentir o perfume do teu rosto
e o gosto
da tua boca


POR CAUSA DE VOCE (14/11/09)
(à minha futura esposa, desconhecida)

As flores existem por tua causa
A natureza é bela por inveja de voce
De noite a lua se apaixona
De manhã o sol nasce pra te ver

Até os campos te amam, lindos frutos vêm depois
E os pássaros cantam só por causa de nós dois

Sinto cheirinho de chuva na fonte dos desejos
Você é meu cachinho de uva, um monte de beijos

No travesseiro ponho fotos p'ros dias que não te ver
Só pra viver ao teu lado longa vida quero ter


ALTO ALEGRE TE AMO (27/07/09)

Te amo Capela
do Alto tão bela
Alegre e faceira
Sorrindo inteira

Capela nascente de vista tão bela
De alma crescente te vejo na tela
E te olho de frente.
Alegre e faceira, distante tão perto
Do alto te vejo com sorriso aberto
E olhar diferente


VITORIA DA CONQUISTA CONQUISTOU (12/03/09)

Vitória da Conquista,
Bela vista!
Como é doce te lembrar!
Quanto tempo não te vejo
Quando fico sem teu beijo
Dá vontade de chorar

Lembro ainda vez primeira
Pelo norte acesso Feira
Quando inteira se mostrou
Foi janeiro, ou fevereiro,
Talvez dezembro, não me lembro
Mas você me conquistou


VIDA SEM COR

Um homem sem amor de mulher
É uma núvem sem chover,
Um jardim que não tem flor,
Comida sem sabor,
Cidade que não tem praça,
É como o vento que passa:
Existe, mas não se vê

É uma guitarra sem corda,
Instrumento que não tem som.
Um homem sem companheira
É piada em língua estrangeira,
Que se ouve mas não tem graça,
É como a água do rio que passa:
Existe, mas não tem cor


ARMAS PERIGOSAS (16/04/09)

Por que me matar assim?
Tão indefeso, coitado, pobre!
Armas perigosas não se guardam no coldre
Mas em outro lugar onde o desejo tortura
E prendem no colo sem previsão de soltura
Sou pingos de sol nos raios da chuva
A te procurar nas ruas, rádio, televisão, internet
À noite não durmo pensando nos cachos de uva
Das vinhas do rei Salomão, Cantares, capitulo sete

Razão desarmada na loucura do mel
Sublime alma doce sonhando em primazia
Como se as palavras fossem
Lhe curar no fim do dia
Paixão desenfreada, ao mesmo tempo infiel
Talvez não ame a si mesma e somente à poesia
Oh! que sentimento cruel
Que felicidade traria?!

E assim o poeta inebriado, coitado!
Dormindo no meio da chuva
Agua que obedece o destino do rio
Como aquele sábio do vinho e da uva
Que tinha mulheres mil
Debaixo do sol e da lua
Mas a única que ele amava...
Nao era sua


QUEM SOU

Evaristo Almeida Oliveira Nazareth
Conduzido pela mão de Jaweh
Quem há de querer derrubá-lo?!
Compositor pela vontade de Deus
Cantor porque quer agradá-lo
Espécie rara, ainda vivo, por milagre
Filhinho protegido do Pai
Menino travesso que brinca na chuva
Que corre, escorrega e não cai

Quando o acusam é defendido
Por ventos do sul e do norte
No fundo do mar, suspendido
Na força de um Braço forte
"-Hum! amado de Jesus!"
Quem diria?
Pois eu digo: amor que não tem preço!
Não tenho tudo que gostaria
Mas, bem mais do que mereço!


O AMOR E AS ILUSÕES

Oh! se o amor rasgasse
Quanto as ilusões são belas
A paixão é dante, inebriante,
Queima e deixa sequelas
Ah! se o amor chegasse
Como as ilusões são belas!

O amor é frio, tardio,
Conduzido pelo vento,
Leve pisa, não avisa
Ao coração desatento
Ele invade, na maldade,
E fecha a porta por dentro

A paixão é tão presente, a gente sente
Mas chega arrebentando a gente
Por que o amor não é assim também?
Pra gente saber que vem!

(Evaristo Nazareth - 05/02/09)


FOME DE AMOR

Caçador de um tempo distante,
viajante na idade oposta,
quando olhei você de costa
na lanchonete a trabalhar,
o teu cabelo solto aos ombros
afagando o teu pescoço
beijando pra lá e pra cá,
a minha mente criou asa,
te imaginando em minha casa
preparando o meu jantar.

Na minha frente, amor à vista,
cinemática de luz artista,
roteirista incendiar.
Meu coração?!
Ham! Que drama atroz!
Bem mais doce a tua voz
me pedindo pra esperar,
embriagando a minha alma,
não sei se doida, ou calma,
aguardando o teu olhar.

E quando, enfim, te aproximaste,
lindo rosto apareceu!
Na janela dos teus olhos
a mulher dos sonhos meus!


PONTO FINAL X PONTO E VIRGULA

Muitas foram minhas lutas e muitas foram minhas derrotas, e quando o inimigo dava as costas, triunfante, Deus me levantava. Obtive algumas vitórias, mas as derrotas eram mais numerosas e esmagadoras, porque minhas armas eram frágeis. E mesmo assim, Deus me levantava.

Até que um dia o inimigo deu um golpe final, o mais terrível que ele sabia, e eu não pude mais combater... E Deus me deu uma espada!

20/12/2001 – conversão

O diabo é astuto... Mas não é DEUS !



PALCO DA VIDA
Evaristo Nazareth

Um dia eu plantei uma árvore...

A árvore cresceu...

E um dia veio um pássaro,

E nela pousou e cantou!



SÓ DEUS CRIOU A MUSICA
Adap.: Evaristo Nazareth

Louve e dance sem medo
O rock de Deus é tão bom
Guarde bem o segredo
Foi Deus quem fez o som

Cante bem, bate palmas também,
47 é o número do Salmo que diz.
E se a alegria vem de Deus, nessa dança
Vem ser bem feliz

Deus fez o som e ao som tem direito
Adore ao nosso Deus Jeowah
Então balance bem no seu jeito
Sem medo nenhum de dançar

Dance bem, mesmo sem saber
Errado é o caminho em que você andou
Jesus Cristo é o que nos faz viver
Vivo nisto, podes crer, meu amor

Desta vez dentro do rock não vai caber
O que vem divergir entre Deus e você


A GRAÇA DO TEU NOME
Evaristo Nazareth

Alguém já perguntou tua graça?
Sim, pois “Graça” também é nome
Não rejeites teu nome “Graça”
Porque tu és a graça do nome

Assim tua graça vem de Deus
Pois tudo que vem de Deus é graça
Pela graça respiramos
E as nuvens contemplamos
O sol brilha, o pássaro canta
Um piano toca e nos encanta
E somos salvos pela graça

E assim de graça tua beleza
Deus escolheu a cor e a raça
Na alma, a tua grandeza
E no sorriso a tua graça
E se assim Deus escolheu
Bem assim tu és querida
E se de graça a vida concebeu
Tu és a graça da própria vida

O nome é Graça e tua alma generosa
Como os lírios do campo és tão formosa
Um beija-flor, sabiá ou bentivi
E se tu és assim tão graciosa
É porque Deus achou graça em ti

E assim tu és Maria da Graça
Ou a graça de Maria
Ou até mesmo a minha Graça
Quem sabe, um dia!

- No dia seguinte ganhei essa namorada. Minha pretinha do coração! Tu lembra, Gal ?
Os namoros podem até passar, mas as coisas boas ficam. Isto é, quando as pessoas são de Deus. Todas as minhas ex-namoradas são minhas amigas até hoje. Amém! Glória a Deus por isso!


PARA MRC (ex-namorada bem mais jovem)

Sinto o corpo que queima
Sob jugo do entardecer
Porque minha alma teima
Em não envelhecer
Enquanto vasos sanguíneos movem
Sempre serei um jovem

O amor realça a formosura
Assim como o sabor do beijo
O coração desmancha em ternura
Por isso mais linda te vejo
Provérbios 31. 10-12
Está a chave do meu desejo
Evaristo Nazareth
(Isso vale não apenas para a que foi, mas para a que vem – Prov.31.10-12)


DOIS JARDINS

Existem muitas coisas lindas nesta vida...
Mas a criação divina é tão generosa e profunda
Que as mais belas coisas não são as que admiramos com os olhos
Mas as que sentimos na alma

Existe outro jardim em volta da tua vida
Cujo perfume não sentimos com o olfato
E cuja beleza não vemos com os olhos
Tu és a mulher dos meus sonhos

À minha futura esposa (desconhecida) Evaristo Nazareth





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário