quarta-feira, 27 de julho de 2011

06 - Projeto ABRE-SE UMA PORTA



























Projeto
ABRE-SE UMA PORTA


O que é o projeto “Abre-se uma Porta”?
“Abre-se Uma Porta” é um projeto em fase inicial que visa investir na infância e na juventude, aplicando recursos em escolas para menor carente e no combate ao uso de drogas, como também investir em missões evangelísticas no Brasil, principalmente, no Nordeste.

Como será esse investimento?

“Abre-se Uma porta” é um projeto sócio-evangelístico e não uma associação onde você precise contribuir mensalmente. Nossa meta não é pedir; muito pelo contrário, é dar. Inicialmente pretendemos editar e publicar literatura e musica de conteúdo evangelístico, e também sociológico, abordando a questão das drogas e das crianças carentes que vivem na rua, ou em condições precárias, sem freqüentar escola.

Nosso primeiro passo é a gravação e lançamento de três CDs: “Nova Criatura” (em 2011) “Vivendo em Luz” , e “Abre-se Uma Porta” . Todas as músicas (letra e melodia) são inéditas, e de composição própria, de Evaristo Nazareth

A maior parte de toda a renda oriunda das vendas de CD e shows será destinada à manutenção de creche-escola, centro de recuperação de jovens viciados e missões evangelísticas.
Por enquanto dispomos apenas das sementes (músicas), mas não temos ainda o terreno para o plantio. Aí é onde precisamos de você e estamos abertos a todo tipo de colaboração.

Por quê este projeto?
Primeiro, porque entendemos que o desenvolvimento e os problemas de uma sociedade estão proporcionalmente ligados ao nível educacional dessa sociedade. Entendemos que a criança na escola é o cidadão de amanhã, mas a criança na rua pode ser o marginal de amanhã. Em segundo lugar, entendemos que o nosso país tem jeito, se tiver à frente uma juventude cristã.








Qual o estilo de música e o tipo de mensagem?
É uma obra revolucionária na mídia gospel nacional. Um trabalho diferente.
Nossa proposta musical e literária é bem cultural e de bom nível de informação. Se é preciso dizer: “Jesus é bom, ele me salvou”, tudo bem, isso é verdade, mas vamos dizer com arte e poesia. Faça o melhor pra Deus! Nossa música é Pop Gospel, poética e romântica, porém alegre, pulsante, ritmo jovem, mentalidade jovem, observando os princípios morais de Deus, e alicerçada no amor, justiça, paz e alegria no Espírito Santo.

São obras contextuais, com temas interligados dentro de um mesmo conceito. O 1° CD trata do Novo Nascimento: arrependimento,conversão, adoração, libertação, renovação, o 2° é concentrado mais na Consolidação: crescimento espiritual, perseverança, o viver em luz; e o 3° promove mais ação, pratica: evangelização,exortação,praticando o “ide” (Mt. 28), dando lugar inclusive ao protesto social.

O 3° CD leva o título do projeto “Abre-se Uma Porta” e é um Pop mais Rock, com letras mais diretas. Reservamos as maiores surpresas para “Menino de Rua”, “Espelhos de Brasília”, “Sai da Mentira”, e “Jesus lhe Ama Louve-o!”, as quais abordam a questão das drogas,do ensino precário, dos problemas sociais,corrupção política, imoralidade na TV e na mídia geral. Mas tudo sob o ponto de vista cristão, trazendo Jesus Cristo à nossa juventude, uma juventude apática que perde tempo assistindo novelas e os programas televisivos mais bobos, vazios, fúteis, ridículos e imorais. Uma subcultura!

Nosso objetivo, além de tirar crianças da rua e colocar dentro de uma escola, é também tirar nossa juventude do lixo cultural, do mau gosto que assola o nosso país, e mostrar que ser evangélico, hoje, é até mesmo uma questão de cultura, uma questão de bom gosto. Uma de nossas letras diz: “Rapazinho esperto, anda certo, nos caminhos seus / E não dá ouvido aos amigos que não vêm de Deus”.

É isso aí, uma linguagem jovem, inteligente, dentro dos princípios bíblicos, aplicados no contexto de nossa sociedade. É preciso ser cristão inteligente, criativo, cabeça pensante.

Acima das paixões e das ilusões, hoje sou um homem totalmente liberto e livre, àcima de qualquer incredulidade, mas também de qualquer fanatismo, vôo em liberdade vivendo o Evangelho de Cristo, prestando culto racional

De quem vem o projeto Abre-se Uma Porta?
De Deus! Através de um homem simples, sem curso superior, mas que se tornou evangélico aos 47 anos de idade, e descobriu na Bíblia a maior fonte de sabedoria e poesia que existe na Terra. Esse homem é Evaristo Nazareth, que embora não entendendo nada de música, Deus achou por graça e bondade conceder música de forma sobrenatural, por inspiração espiritual e até mesmo em sonho. Foi membro da Igreja Batista Central desde a conversão em 20/12/2001 e atualmente membro da Igreja Batista Peniel, bairro Campo Limpo, desde 27/07/2007.

Nasci no município de Riachão do Jacuípe, Bahia, num pequeno povoado, que hoje é cidade chamada Capela do Alto Alegre, e filho por adoção e coração de Feira de Santana, desde dezembro de 1972, onde estudei, fiz inúmeros amigos, constituí família e ainda hoje trabalho.

Tive uma infância muito sofrida, que não vale a pena nem detalhar, pois não é bom falar de tristezas e sim de vitórias, mas diga-se de forma resumida que passei por todos os sentimentos de ultraje que pode uma criança passar. Hoje sou fruto de muitos milagres de Deus.

Aos 18 anos vim para Feira de Santana, onde aprendi os acordes naturais do violão e tentei seguir sozinho, pois não podia pagar escola de música. Ainda tentei compor alguma coisa, mas um certo dia quando maltratava as cordas de um pobre violão, eu pude ouvir do meu próprio pai: - “Largue isso! Você nunca vai aprender isso!”.

Com 23 anos, eu me casei, fui cuidar de família e tranquei aquele sonho na gaveta.

Tive momentos de prosperidade, casa própria, geladeira farta, esposa muito bonita ao lado, mas apesar de tudo isso não era uma pessoa feliz, vivia sempre insatisfeito  e o diabo sapateava na minha vida.  Muitas vezes oprimido e humilhado, e finalmene o pior: em outubro de 2001 houve um desmoronamento no casamento e eu quis tirar a minha própria vida. Mas foi no auge daquela grande dor que eu vim a conhecer um amor muito maior: O grande amor de Jesus Cristo Nosso Senhor. Nasce nova criatura em 20/12/2001. Fruto de um amor que transcende os limites da compreensão humana: aquela cruz!

Naquela oportunidade Deus me disse assim: “Filho, sabe por que na tua adolescência ninguém nunca te deu oportunidade pra cantar? Porque ainda no ventre de tua mãe eu te salvei e te separei para cantar pra mim”.
Louvado e engrandecido seja para sempre o nome do Senhor! Glorificado e exaltado seja o nome do nosso Deus Jaweh!

Como se desenvolveu o Ministério.

Em 09/02/2002 Deus me deu a primeira composição musical: “Você Ainda é Jovem”. Depois vieram outras, inclusive, “Coração de Pedra” que mais se destacou pela sua melodia, ritmo contagiante e mensagem de forte apelo evangelístico. Sempre que esta canção é ministrada recebe profecia de que alcançará multidões, Gloria a Deus!!!

Apesar das profecias, eu não tive força para desenvolver um ministério. Em 3 anos eu só tinha 6 músicas (4 em 2002, 1 em 2003 e 1 em 2004). Comecei a questionar se era dom espiritual ou natural e pensei mais uma vez em desistir.
Porém uma noite Deus me deu um sonho determinando que eu continuasse, pois ainda que um dia me faltasse inspiração pra compor ele me daria música até mesmo em sonho.

Numa noite de chuva, trovões e relâmpagos que me impediram de ir à igreja, o Espírito Santo me inspirou a 7° composição: “Vivendo em Luz”, que eu compus chorando a cada verso que escrevia. Esta canção veio a agradar a todos, independente da faixa-etária, ou estilo de igreja. É um ritmo country americano, linha melódica tipo “harpa cristã”, e a letra é uma mensagem de fé e perseverança.

O meu ministério nasce, quando ministrei “Vivendo em Luz” pela primeira vez: dia 05/03/2005 numa grande vigília organizada pela Assembléia de Deus da cidade de Alto Alegre (Pr. Luiz Felipe), oportunidade em que tive experiências espirituais maravilhosas inesquecíveis. Dentre elas, um jovem cantor, evangelista e conferencista chamado Daniel Rios, que profetizou em línguas e interpretou: - “O Senhor manda te dizer que brevemente vai te dar uma belíssima composição cujo título é “A Perfeição do Poderoso Deus” e vai ser a sétima faixa do teu prim.CD.

Daquele dia em diante Deus começou a derramar inspirações musicais uma atrás da outra. Em 06/09/2005, quando eu já havia esquecido daquela profecia, Deus me revelou aquela música em sonho. Assim a 14° composição foi justamente “A Perfeição do Poderoso Deus”, exatamente 7 meses depois da canção “Vivendo em Luz”, que foi curiosamente a 7° composição. Mas não coincidentemente sete é o número da perfeição de Deus.

E Deus cumpre não apenas aquela profecia da vigília, mas também a promessa em sonho de que me daria musicas em sonho. Em apenas 20 dias Deus me deu 4 musicas em sonho: a n° 13,14,15 e 16. Louvado e engrandecido seja sempre o nome do Senhor.

No ano de 2005 foram 10 composições, e em 2006 mais 9. Nesses dois anos de ministério louvei em aproximadamente 120 igrejas e nunca cobrei um centavo de oferta, mesmo com a situação financeira a pior possível.

2006 foi um ano difícil, cheio de perseguições palavras de desânimo, acontecimentos negativos e problemas sentimentais. Mas foi também um ano de muitas bênçãos e oportunidades de louvor, inclusive fora de Feira. Não devo esquecer que foi em 2006 no dia sete de julho que Deus me inspirou a música mais linda e mais poética letra de adoração que inclusive será a faixa título do 1° CD: “Nova Criatura”.

Em dezembro Deus me deu um lindo presente: vendi um terreno, o único bem imóvel que possuía (mesmo assim com prestações ainda em andamento) e comprei minha primeira guitarra para aprender a tocar e aprimorar meus louvores. Daí em diante foi só bênçãos dos Céus.

Como surgiu o projeto “Abre-se Uma Porta”.
Entrei no ano de 2007 em pleno estado de graça, regozijado no Senhor, embriagado de amor por Jesus. Diante de tanta benção, coloquei no meu coração o salmo 116, versículo 12: “Que darei ao Senhor por tudo de bom que tem me feito?”. Diante de tanta inspiração, sem saber música, sem saber tocar, e tanta música em sonho, senti o desejo de dedicar a Deus não apenas o meu ministério, mas também os rendimentos dele.
.
E assim o 1° CD vai se chamar “Nova Criatura”, e este projeto sócio-evangelístico passou a se chamar Abre-se Uma Porta , em 07/07/2007.

Daí eu passei a ensaiar muito, surgindo inspirações para compor um 4° CD (inclusive recebendo a sexta e a sétima musica em sonho), tudo fazendo parte de um novo trabalho contextual, muito ousado, chocante, polêmico e revelador que vai se chamar “Jesus Cristo Vem, como Juiz”. Todas as letras falam de escatologia: a volta de Jesus, arrebatamento, tribulação, milênio, novos céus e nova terra, Será lançado logo após a trilogia do projeto Abre-se Uma Porta. Mas o objetivo de investir recursos na infância e na juventude será enquanto vida eu tiver na terra.


Assim que idealizei o Projeto ABRE-SE UMA PORTA, em 2007, circunstancias financeiras me levaram a mudar de bairro.  Passei vários dias proocurando um lugar pra morar, percorrendo vários bairros e finalmente fui parar no bairro George Américo.   Inicialmente eu não entendi muito o porque, mas logo Deus foi me mostrando.

Logo nos primeiros dias conheci uma pessoa que viria a ter uma importancia muito grande em minha vida: o pastor Edilson Moreira Viana, justamente um diretor de uma creche-escola para menor carente.  Assim que eu vi aquelas crianças pela primeira vez, pude então compreender porque Deus me tirou do conforto de um bairro classe média-alta e me colocou pra morar num quarto de aluguel num bairro tido como perigoso, violento.

Em março 2007 nessa mesma creche-escola  ASSEC - ASSOCIAÇÃO SEMEADORES DE CRISTO, conheci um jornalista recem chegado de São Paulo, e com pretenções de fundar um jornal em Feira de Santana.  Surgiu um grande interesse pelo meu trabalho, por parte desse jornalista, que se chamava Luiz Alberto Ribeiro, porém o referido jornalista veio a falecer em maio aqui mesmo em Feira de Santana, e assim eu vi o meu sonho bater asas pelo arrebol no horizonte.
Naquele enterro eu chorei muito, chorei como se ele fosse meu pai.  E estava sendo, pois foi o primeiro profisisonal da mídia que acreditou no meu trabalho, no meu ministério, e estava disposto a investir.


Em 2008 e 2009, o ministério deu uma parada geral, muito envolvimento com problemas sentimentais por conta de solidão conjugal, e Deus não me inspirava mais composições. Foi embora o sonho e com ele os sonhos.

Em 2010 tomei a decisão firme de esvaziar-me de sentimentos, renunciar a mim mesmo, e em 13 de maio Deus ressuscita o dom de compôr, concedendo mais uma música em sonho, depois de 2 anos de silêncio: "Colarinho Branco" , Isso veio a resgatar e fomentar mais ainda meu sonho de gravar, porém foi um desastre: um projeto que não deu certo, o produtor não concebia as ideias musicais, não entendia meus arranjos, e foi uma experiencia que além de conflitante foi também frustrante, porque logo em seguida o studio faliu e eu perdi todo dinheiro pago.

Nesse período Deus havia me concedido inspiração pra mais duas composições: "Evolução Sem Deus" jul/2010 e "Minha Mãe Não me Esqueceu" mar/2011

Imediatamente após o primeiro studio ter fechado, Deus me abre outra porta, e desta vez a porta certa, o studio certo, o produtor certo, que está executando e produzindo o CD "NOVA CRIATURA", conforme o estilo e os arranjos que Deus me inspirou e colocou no meu coração.

As gravações do CD "NOVA CRIATURA" tiveram início em 07/07/2011, (estendendo-se até o final de Novembro e com lançamento previsto para 2012 sob comando e orientação que veio do Alto).  Está sendo executado e produzido pela SOM RECORDS, sob a direção musical e arranjos de guitarra e flauta de Evaristo Nazareth, com execução instrumental sob a competencia do grande guitarrista Diego Jackson (Som Records), arranjos e execução de teclados do já renomado maestro Daniel Alves e o próprio Diego Jackson em outras faixas.
Arranjos e execução de bateria: Diego Jackson, em todas as faixas.

Assin que entramos em gravação em novo studio em 07/07/11, eu senti novo astral, uma harmonia muito grande, um entrosamento perfeito, uma confirmação de Deus sobre esse trabalho "Nova Criatura", e logo no dia 17 me veio à mente um arranjo instrumental que meu filho havia feito pra mim por causa do estilo de rock de Chuck Berry que eu sou fã, e então imediatamente compus a letra de "Novo Tempo" (Evaristo e Jimmy Lyndon Nazareth). Para encaixa-la como faixa 10, eu preferi cancelar a música "O Tempo Não Foi em Vão" que eu havia feito para "dia dos namorados". e ja estava quase pronta para compor o disco.

Hoje sou um homem totalmente liberto, àcima das paixões e das ilusões que atrazam a vida e só deixam arranhões. Estou pronto para exercer o ministério, muito além das quatro paredes do templo, cumprindo o chamado do Senhor, um trabalho missionário que levará a Palavra de Deus através da música, alcançando nações de jovens e adolescentes pelo Brasil, tão carentes da manifestação direta do amor de Deus, através do calor do Espírito Santo refeletido na música de louvor, que o Senhor tem me revelado até mesmo por sonhos, por escolha dEle, sem que eu tivesse qualquer merecimento.

Todo êxito, todo sucesso de vendas, toda renda de shows, toda receita ministerial, vai determinar o número e o tamanho das portas que se abrirão para a infância carente que precise de escola e a juventude que deseje libertar-se do uso de drogas num centro de recuperação.


Como ajudar...?
Se você acredita na seriedade de nossos objetivos, ajude a tornar realidade o projeto “Abre-se Uma Porta”. Convide-nos para louvar na sua igreja e também participar de eventos Gospel, aceitamos convites de organizadores de eventos e inclusive prefeituras.




-----------------------------------------------------------------
OBS. FOTOS DESTE BLOG - Com excessão das fotos pessoais de Evaristo e a cidade de Feira de Santana, todas as demais fotos são ilustrativas, e neste blog não colocaremos publicidade. Caso venhamos no futuro a coclocar anúncios publicitários, nos comprometemos a retirar todas as fotos ilustraivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário